27 de novembro de 2007

NÃO SE DISTRAIA! (REIS 11: 4-20)

A história de Salomão é um dos maiores exemplos de como podemos nos desviar do caminho de Deus por causa das distrações. Ele teve um ótimo inicio com Deus, porém teve um final desastroso, foi reprovado e fez com que Deus esquecesse das boas obras que fez no inicio.
O que fez Salomão trazer sobre ele mesmo a sentença de Deus? A distração nos impede de ouvir a Deus, traz dificuldade e causa, a longo prazo, destruição. Segundo a Bíblia, Salomão começou errando ao se casar com mulheres idolatras, desobedeceu a Deus e se tornou fantoche dos seus sentimentos. O mesmo erro de Salomão é hoje um dos maiores motivos de distrações.
Por exemplo, quando não encontramos na Igreja a nossa cara metade procuramos no mundo e, ao encontrarmos, a pessoa não quer servir a Deus. Ainda assim, nos unimos a ela, com suas culturas e sonhos diferentes, sendo influenciados um pelo outro. Aos poucos as distrações do mundo esfriam nosso coração, pois desobedecemos ao principio bí­blico de não nos envolvermos com estrangeiros, pessoas que não servem a Deus. Se tais relacionamentos existem, precisam ser entregues a Deus para que haja libertação dos laços que nos envolvem.
Salomão tornou-se expert em obedecer parcialmente aos mandamentos de Deus (I Reis 11: 5 - 6). Em algumas coisas, ele seguia a Deus e em outras não. E nós não chegaremos ao céu sem obedecer 100% a Deus. Afinal, não pode haver equili­brio entre Deus e o diabo! Não se pode imaginar que uma parte da Bí­blia nos convém e outra não. Por exemplo, a Bíblia fala sobre prosperar e tomamos posse desse versículo. Porém, aquele trecho Bíblico que fala de santidade, achamos que é muito radical e, assim, procuramos achar um "jeitinho" de segui-lo, mas não 100% como manda as Escrituras.
Salomão não parou por aí­, utilizou-se dos dons que recebeu de Deus. E eram muitos dons, pois a Bíblia diz que jamais houve homem tão sábio como ele. Salomão os usou para adorar a Deus, mas também a outros deuses (I Reis 11: 7 -8). Quando nos associamos com pessoas que não deveríamos, esses dons são utilizados de forma errada.
A Palavra de Deus também mostra que Salomão, ainda que sem unção - pois seu coração se desviara dos caminhos de Deus - prosperava e usufruí­a benefícios das bênçãos que estavam sobre Davi, seu pai, homem segundo o coração de Deus (I Reis 11:11 - 13). Deus ainda prospera aquele que se desvia, por um tempo. Mas, tal beneficio é limitado, pois Deus também quer nos dar a chance de retornarmos para seus caminhos.
As distrações são perigosas e podem ser de outras formas, como com o consumismo “ nossa alegria não está mais em Deus e, sim, nas compras daquilo que não necessitamos; barulho da mí­dia” não procuramos nosso tempo com Deus, antes gastamos horas na televisão ou computador e com indiferença com a obra “ fazemos por obrigação e temos divergências com a liderança, deixando de lado a lealdade com o ministério.
Já as pessoas que não se distraem tem desejo constante de ser como Jesus; paixão pelas almas que se perdem e constância na presença de Deus. Nosso maior exemplo a seguir é Jesus, nada o impediu de chegar ao seu alvo (Lucas 9:51). Ele morreu por nós naquela cruz.
Assim, quando não nos distraí­mos da presença de Deus e permanecemos firmes em seus caminhos, teremos uma história vitoriosa com Jesus.
Não se distraia. Fique firme no Senhor.
Ev. Artur Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário