9 de novembro de 2007

O Poder da Palavra

Leia Isaías 55.6-11
Hoje recebi uma mensagem de nossa missionária Dorothy Alvear que transcrevo na íntegra e por meio desta mensagem quero falar sobre o poder da Palavra...

"O crescimento emocional e espiritual não acontece por acaso. Como qualquer coisa que vale a pena, leva esforço e motivação da nossa parte. É importante que você desenvolva a capacidade de pensar em termos de EXPECTATIVA. Se, ao nivel de sentimentos, você espera rejeição, você vai recebê-la. Se você esperar o amor, normalmente o receberá. O pensamento positivo, pensamento esperançoso, viver em esperança, abordando a vida com fé, são todas, mais ou menos, a mesma coisa. 'Segundo a sua fé lhe será feito!' 'Se tu podes crer, TUDO É POSÍVEL ÀQUELE QUE CRÊ!'" (Autor desconhecido)
"Se tão-somente pudéssemos obter o conceito de um Deus pessoal, quem trabalha através de leis e princípios impessoais; se pudéssemos ver que esses princípios nos cercam por todos os lados, esperando que estendamos a mão e os recebamos; se tão-somente pudéssemos crer que Deus é infinitamente bom, e que espera que confiemos n'Éle e o amemos...então poderiamos receber benção sobre benção, milagre sobre milagre. Mas não devemos nunca desejar a bençãos de Deus sem desejarmos o próprio Deus." (este foi tirado do livro "A Arte de Compreender-se a Si Mesmo" por Cecil Osborne.)

"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez."O Evangelho segundo João capitulo 1
No princípio era a Palavra", diz o Evangelho de João (Jo1,1). Não a palavra no sentido humano, não a palavra como obra humana ou como produto cultural. Trata-se da Palavra preexistente quando o mundo não passava de um projeto na mente divina. Era a Palavra que tomava toda a extensão de Deus e que tomaria forma para nos revelar o próprio Deus. "A Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus". Portanto, a Palavra relatada no Evangelho era a Palavra com infinito poder.
A Bíblia frisa com freqüência o poder da Palavra no processo de criação do mundo: "Deus disse: 'Haja luz' e houve luz" (Gn 1, 3). O primeiro dia foi um dia de luz. A luz veio ao mundo pela Palavra. Mas Deus não parou por aí. Passado o primeiro dia, a Palavra entrou de novo em ação: "Deus disse: 'Haja um firmamento....' e assim se fez" (Gn 1,6). No segundo dia o céu passou a existir para que nele a luz pudesse brilhar com toda a sua força. O mesmo se deu no terceiro, quarto, quinto e sexto dias. "Deus disse" qual era o seu propósito e fez surgir os continentes, os mares e a terra com todos os seus ecossistemas, sua flora e sua fauna. Não esqueceu do sol com seu calor e seu brilho, nem da lua para segurar a terra no seu eixo e espalhar encanto durante a noite. Nem esqueceu das galáxias, constelações e nebulosas, cujas estrelas se encontram a cintilar no espaço infinito.
É fabuloso o poder da Palavra. E o mais fabuloso é saber que a Palavra também dá existência à obra-prima do sexto dia. Pela Palavra Deus criou o Homem e a Mulher (Cf. Gn 1,26-27). Sendo a bondade na sua plenitude um atributo de Deus, tudo que Deus faz tem que ser bom. ''É por isso que ao contemplar cada coisa que fez, "Deus viu que isso era bom". Mas, diante do Homem e da Mulher, criados à sua imagem, Deus viu algo mais. Ao colocá-los diante do mundo, com a responsabilidade sobre toda a Criação, Deus passou a contemplar o conjunto de sua obra e viu que tudo isso "era muito bom" (Gn 1,31).

Gostaria de mudar o foco do assunto, mas não fugir do tema, como cristão devemos ter em mente que tudo o que plantarmos iremos colher, se passamos a vida falando mal dos outros ou mesmo nos desapreciando vamos colher discórdia e dissabores, mas se abençoamos ao nosso irmão vamos ser abençoados....
A Bíblia fala que na língua esta o poder da vida e da morte, creio que o escritor movido pelo Espírito de Deus fez vê-lo o quanto responsáveis somos por nossas palavras e atitudes, é comum sempre colocarmos a culpa nos outros esquecemos porem que quando apontamos a alguém a três apontando para nós...
As palavras que saem de sua boca estabelecem a pedra fundamental de sua vida. As palavras são os transmissores que carregam o medo ou a fé. Os cristãos devem aprender a serem hábeis no falar porque o ciclo da vida ou da morte é acionado pelas palavras que nós falamos. Todo o discurso perverso deve ser enraizado fora de nossas vidas, porque a ouvido interno do nosso espírito humano leva tudo o que falamos ao solo de nosso coração. Eventualmente nós recebemos a colheita de nossas palavras.
Recentemente li um poema que transcreverei que retrata muito essa verdade sobre o poder das Palavras:
Palavras são armas Poderosas! Quando usadas corretamente, Encantam e brilham mas, quando usadas por pessoa ignóbil no ideal de prejudicar, transformam-se em navalhas que cortam a carne profundamente! Em espadas que perfuram! E, assim, matam a alma Lentamente, até o seu último gozo de vida.
Perecendo a alma vazia! A mesma palavra, porém, Possui o milagre de restaurar os ferimentos e,milagrosamente, ressuscitar a alma daquele Corpo vagante que perecia em si! (Ludiro)

Já é hora de compreendermos que devemos ser responsáveis ao falar. As palavras tem uma força própria - seguem a lei da gravidade: ao jogar uma bola para cima ela cairá, e poderá bater na sua cabeça, certo? Imagine então que cada palavra que sai de sua boca vai para cima: num dado momento elas cairão... resta saber: são boas ou más palavras? Imagine que palavras boas são flores perfumadas, e palavras ruins são pedras. O que você está jogando no Universo, flores ou pedras? Cada indivíduo deve ser - conscientemente - responsável pelo que diz...
Por outro lado também precisamos aprender a fechar a boca! Por que espalhar aos quatro ventos flores que ainda não colhemos? Quantas vezes você inocentemente contou uma coisa ótima que estava para lhe acontecer e pouco tempo depois ela reverteu completamente? Aprenda a ser um pouquinho egoísta: nosso maior feito deve ser o de poder desfrutar das alegrias e conquistas sem depender de ninguém para compartilhá-las! E se você estivesse absolutamente só no mundo? Não ficaria feliz porque não teria ninguém para contar uma boa nova???
Ou, porque espalhar tantas pedras pelo seu caminho... machucar seus pés... porque ser negativo, depreciar-se ou os outros... porque falar mal de uma coisa ou pessoa... se cada um de nós é diretamente responsável pelo que nos acontece?

A partir de hoje esqueça as palavras negativas e lembre-se das positivas invés de murmurar cante; invés de ficar vendo os defeitos dos outros veja as qualidades, pois defeitos todos temos, lembre-se o único perfeito é Cristo...

Ev. Artur Junior

Um comentário: